Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Imprensa tendenciosa

A imprensa por vezes subverte o dever de informar e cria factoides com vistas a vender jornal ou denegrir pessoas especialmente escolhidas. O ex-presidente Lula é a bola da vez e virou alvo do desacreditado Marcos Valério que, após sete anos do escândalo do Mensalão, teve incríveis lampejos de memória e teria se recordado de “condutas inapropriadas” envolvendo o ex-presidente. Ter Marcos Valério proferido depoimentos desconectados da realidade não soa absurdo, dado o seu desespero, mas ver a imprensa lhe dar acolhida e, mais do que isso, tratar os fatos como algo concreto e real soa lamentável. A imprensa tendenciosa é um acinte à democracia. Por que os mesmos veículos que cobram a investigação sobre Lula não pedem o começo do julgamento do Mensalão Tucano?

Publicado na edição de 27.12.2012, do Jornal Correio de Uberlândia.

Comentários de Leitores do Jornal Correio.


Leitor A -
27/12/12 9:10:

"Prezado Hugo Cézar Amaral, em um texto pequeno disse tudo sobre o sentimento popular sobre a mídia tendenciosa!! A mídia tendenciosa acha que vai desconstruir o Brasil novo, legado pelo governo do Presidente Lula e da Presidenta Dilma, mas o povo não vai se enganar. Será porque a mídia tendencisoa não discute o Brasil que tem dado certo ? Brasil novo sujeito político no cenário mundial; Brasil tirando da miséria 40 milhões de pessoas; Brasil com os sindicalistas, os “sem-terra”, “sem teto”, “sem emprego”, sentados na grande mesa da concertação e da democracia; Brasil do Prouni, do Fundeb, da reestruturação das funções públicas do Estado; Brasil do baixo desemprego, inflação baixa e juros baixos; Brasil da nova Política de Defesa; Brasil da classe média ampliada e de melhores salários no setor público e privado; Brasil da Polícia Federal que age — em regra — segundo a Lei e a Constituição. Brasil em que todas as instituições do Estado cometem seus erros e acertos dentro das regras do jogo constitucional. É ingenuidade perguntar qual o Brasil que transita no debate político: este, descrito acima, ou o Brasil da Ação Penal 470? Ou melhor, porque o Brasil que se debate é predominantemente o da Ação Penal 470 e não o Brasil legado, até agora, pelo centro progressista e pela esquerda? Quem compôs esta agenda e por que ela é agenda hegemônica? Tudo isso não acontece porque a mídia tendenciosa, reacionária e conservadora não deixa acontecer, porque esse debate não interessa a elite brasileira. O povo não e gado e nunca mais vai se enganar."

Leitor B -
27/12/12 9:42:

"Acreditar que o ex-presidente Lula não participou de nada no mensalão é no mínimo de uma ingenuidade infantil. O maior beneficiado de todos no esquema de compra de votos no Congresso Nacional foi justamente o ex-presidente. O Marcos Valério acreditou que a justiça iria absolvê-lo e que tudo iria acabar em pizza. Graças a Deus todos estes corruptos estão sendo condenados. Vendo que não tem mais volta, Marcos Valério quer agora que o principal beneficiado do mensalão seja também responsabilizado. Ele está certo. Por que ele iria pagar sozinho por toda esta roubalheira?"

A mídia preservou o presidente Lula durante todos estes anos, como se ele fosse uma espécie de intocável. O PT fez um esquema de fechar o cerco com a imprensa que foi muito nojento. O Brasil foi muito prejudicado por tanta roubalheira e o mensalão no STF foi só uma pequena limpeza. Ainda há muita sujeira debaixo do tapete.

Leitor C -
27/12/12 11:14:


"
Advogado Hugo, nos seu abalizado entendimento, como “doutor em leis”, o PIG, Partido da Imprensa Golpista, foi quem inventou o mensalão e também escândalo do bebe de Rosemary, sobre os quais o ex-presidente nada sabia. Vamos ficar somente com estes dois, entre tantos. Dê então um bom conselho profissional a seu ídolo, diga-lhe para procurar o Ministério Público e exija o direito de provar sua inocência através de uma investigação profunda, isenta e com todos os sigilos liberados. Isto faria a imprensa golpista engolir o próprio veneno. Depois, é só acreditar na justiça. O senhor é ou não advogado?"


Leitor D -
27/12/12 11:16:


"
Não acho a imprensa tendenciosa. Tá mostrando as safadezas q estao acontecendo mesmo!! Se nao quer aparecer na imprensa, passe a fazer as coisas certas. Agora o povo rouba e quer q a imprensa fica calada??? A imprensa nao está inventando…tá só mostrando!"





Leitor E - 
27/12/12 12:44:


"
Nooossaaaa………….pelo que ví acima foi a Imprensa que criou o mensalão e comprava votos.

Agora vejo porque o PT tenta amordaçar essa danada que não cala a boca.
Até parece que aquele filme sobre o Lulão paz e amor é verdadeiro, rsrsrs"

Leitor F -
27/12/12 14:47:

"Adv. Hugo Cesar, parece-me que o mensalão mineiro não passou de um caixa 2 mesmo, o dinheiro foi usado para pagar despesas de campanha, isto já restou provado, vão ser julgados de qualquer maneira pelo uso indevido de “dinheiro público”. O Mensalão do PT é bem diferente, usaram o dinheiro público para pagar “mensalmente” deputados para votarem projetos do Governo, contra o POVO , só do BB foram 90 milhões de reais em notas fiscais “frias”, o “Carequinha” era quem providênciava estas notas fiscais, os emprestimos ficticios do PT no Bco Rural também partiram dele, Ele era a “cofre” do PT não é mesmo ? agora os jornais falando da amizade intima do Lula com a Rosemary não foi invensão do “Carequinha” foi da Policia Federal mesmo, O FHC também tinha uma amante em Paris , o Lula também achava que podia ter uma, o FHC já confesou a traição, ele o Luiz Inácio vai fazer o mesmo ?? ou vai dizer que não conhecia a Rose ?? deve ser do Zé Dirceu ? do Genuino ? ou mesmo da Dilma ??"

Leitor G -
27/12/12 20:11:

"Estamos diante de uma exótica raridade: um bacharel em direito que não acredita no “direito” e nem na justiça. Em sua limitada compreensão dos fatos, o Supremo Tribunal Federal, instância última da justiça brasileira, brincou com a população sofrida desta nação, por quase cinco meses, analisando uma obra de ficção da imprensa golpista nacional."